IV Seminário e II Olimpíada de Metrologia

Metrologia forense

Metrologia Forense
Laboratórios de análises criminais e o trabalho de peritos no local do crime ganharão, a partir de 2012, selos de certificação do Inmetro. A parceria do órgão com o Ministério da Justiça tem o objetivo de dar maior credibilidade aos resultados obtidos pela perícia.
O anúncio foi feito durante o Painel Setorial de Metrologia Forense, em que foram discutidas soluções para a área. De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Edson Wagner Barroso, um grande problema enfrentado por peritos é a não preservação do local do crime.
— São normas e práticas internacionais, que já foram colocadas em uma cartilha, e que devem ser seguidas para que haja mais credibilidade no trabalho da perícia — explicou.
A profissional da área Teresa Cristina Rocha, do Ceará, conta que já enfrentou problemas para trabalhar. 
— Uma vez, quando chegamos ao local de um homicídio, o morto já estava em cima de uma mesa, sendo velado. Assim, é difícil trabalhar. Todos deviam ter a consciência de que qualquer guimba de cigarro no local pode elucidar um crime.
Para o pesquisador e professor da UFRJ Rodrigo Moura, até 2012, o trabalho será de capacitação dos profissionais.
— Aqui no Brasil há diferentes formas de fazer a coleta do material. Os equipamentos usados pelos peritos também não são os mesmos. Vamos precisar qualificar e treinar a mão de obra. Durante o painel foi anunciada, para o ano que vem, a criação da graduação em metrologia forense, na UFRJ.

 

Fonte: Jornal Extra

© 2013 Todos os direitos reservados. Criado por Marcus Vinícius Rezende Jr.

Crie um site gratuitoWebnode